Esse artigo é feito para você que está pelo recreio e está procurando um lazer típico carioca! abaixo vamos listar algumas das praias que o Rio de Janeiro tem na região do Recreio dos Bandeirantes.

Praia da Reserva
Se você chegar no Recreio dos Bandeirantes vindo da Barra da Tijuca, essa é a primeira praia que você verá. A Praia da Reserva é uma área de preservação ambiental e por esse motivo, há pouquíssima estrutura. Porém, sua beleza e o fato de ser a mais vazia do bairro compensam essa questão.
Há poucos quiosques em sua orla e ainda assim, os que existem estão mais para o final da sua extensão, já quase na praia vizinha. Os mais famosos são o Cavalo Marinho e o Pesqueiro. Também não passa ônibus por lá e há pouca oferta de vagas para estacionar ao longo da orla. Ou seja, para aproveitá-la da melhor forma possível, chegue cedo.

Praia do Recreio
Essa é a praia mais famosa do bairro e por isso é quase que uma obrigatoriedade a colocar na lista de dicas sobre o que fazer no Recreio dos Bandeirantes.
A Praia do Recreio fica logo após a Praia da Reserva e ao contrário desta última, é bem mais cheia. Sua extensão vai do Posto 9 ao Posto 12, e ao longo da sua orla você encontrará muitos quiosques, pessoas praticando esportes na areia e na ciclovia, além de escolinhas de surf e equipes de atividades físicas. Além do mais, vários ônibus passam pela praia.

Praia da Macumba
A Praia da Macumba, também chamada de Praia do Pontal, é a próxima dessa orla de praias do Recreio dos Bandeirantes, logo após o Posto 12.
Ela também possui quiosques, ciclovia e ainda abriga um grande ponto turístico do bairro: a Pedra do Pontal. Vale destacar que ela costuma ser bem mais cheia, de forma que para você aproveitá-la com mais tranquilidade você também deverá chegar cedo.

Prainha
Para nós, a Prainha é uma das mais bonitas da cidade, praticamente empatada em primeiro lugar com a Praia da Joatinga. Por aqui você encontrará poucos quiosques e apenas um restaurante, porém, por estar cercada de morros que fazem parte de uma reserva ecológica, o cenário é estonteante. Por ser uma das menores praias do Recreio dos Bandeirantes há pouquíssima disponibilidade de vagas para estacionar. Além disso, também não passa ônibus por lá. Pelo caminho, não deixe de parar no Mirante do Roncador ou próximo a ele para apreciar a vista.
É na Prainha que se encontra o Parque Natural Municipal da Prainha, uma excelente dica do que fazer no Recreio dos Bandeirantes.

Abricó
A Praia de Abricó se encontra logo após a Prainha e ela tem uma peculiaridade interessante. Sua extensão é dividida entre uma praia de nudismo e outra comum.
A parte de nudismo da Praia de Abricó fica entre grandes pedras, então, fique tranquilo pois você não verá nada, a não ser que você vá até lá. Além disso, só é permitido entrar nessa parte nu, de fato. Rs. Aos finais de semana você encontrará a Associação Naturista de Abricó tomando conta do local.
Também não passa ônibus nessa praia e há poucos quiosques e vagas de estacionamento disponíveis. O quiosque mais famoso do local é o Clássico Beach Club, que também possui unidades em diversos outros pontos do Rio de Janeiro.

Grumari
A próxima e última praia dessa extensa orla do Recreio dos Bandeirantes é a Praia do Grumari. Ela é bem grande, sempre própria para banho e linda. Aliás, devo confessar que boa parte da sua beleza é devido ao fato dela ter um aspecto mais rústico e de possuir os morros do Parque Estadual da Pedra Branca ao seu redor.
Não há uma infinidade de quiosques em sua orla e além disso, eles possuem um certo ar de simplicidade.
Um pouco mais a frente, subindo a Serra do Grumari, você encontrará o restaurante Point de Grumari. Embora seja um pouco caro, o lugar é uma delícia e possui um visual perfeito para a Restinga de Marambaia.
